domingo, 11 de setembro de 2016

Quem estará no FESTEIRO? DAS DORES - CIRCO TEATRO.


Na historiografia do Teatro Ocidental, encontramos registros do mimo - manifestação artística com música, dança, imitações de homens e animais, acrobacias e malabarismo. Não há registro de quando esta atividade começou, mas sabemos que influenciou, desde o teatro da grego, passando pelas farsas romanas em Plauto (que acreditam ter sido, ele próprio, um mimo), chegando a idade média e, consequentemente, influenciando a  Commedia Dell'arte, que por sua vez, inspira Shakespeare, Mollière e tudo mais que viria. 
Ao falar das características desta forma de manifestação artística, impossível não lembrar do CIRCO, na forma que conhecemos. A arte circense sempre dialogou - "ao pé do ouvido" - com a arte teatral. Em tempos de teatro físico, performático,expressionista, a fusão destas duas artes tem sido um recurso recorrente para alcançar o público e seduzir plateias. O mimo de ontem e o Clown de hoje e o Teatro de sempre. 

O FESTEIRO tem a honra de ter em sua programação dois fortes representantes desta fusão; OS ENTRUPINADOS e DAS DORES CIRCO TEATRO. 


Paollo Preto e Yvie Tinoco são os fundadores da Das Dores. Após trabalhar junto desde 2012 realizando treinamentos, apresentações cênicas e produções, o casal fundou a companhia Das Dores Circo Teatro em 2015, seu espetáculo Varietê Das Dores teve estréia no Festival Ostras Coisas. Desde então segue apresentando em eventos públicos como a Ocupação Cultural da Rua Maria Letícia e em intervenções ao chapéu em praças da cidade. Das Dores é atração confirmada na Mostra Circo de Rua de Rio das Ostras, cuja idealização e produção conta com a colaboração da dupla desde a primeira edição. Organizam o Encontro de Malabares e Circo de Rio das Ostras a fim de difundir, incentivar e incluir pessoas na prática circense na região. Outra frente de atuação da Cia Das Dores é a confecção de malabares artesanais.


LA BAMBA. O Novo espetáculo da Das Dores.

A praia é um ambiente propício para diversão, risadas e muita confusão. Agora imagine uma praia frequentada por dois Palhaços. Os ingredientes: O salva-vidas, a banhista, uma praia e diversas situações (in)comuns. Esse é o cenário do segundo espetáculo da Cia. Das Dores de Circo Teatro, onde acontece o encontro cômico entre Bambu e Meleca. O público é convidado a participar de um grande dia na praia.

Se ficou curioso, não deixe de levar a molecada para assistir no dia 08 de Outubro, às 16h, no Teatro Popular de Rio das Ostras, La Bamba.

E Os Entrupinados??? Dessa Trupe falaremos em outra postagem.

Siga, compartilhe e divulgue o FESTEIRO. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário